Notícias do Flamengo

Enquanto Conmebol deu uma punição ao Flamengo, a sanção que pode receber o Fluminense

Presidente do Mengão quebrou o silêncio e falou sobre valores

Por Paulinho Moraes

Presidente do Mengão quebrou o silêncio e falou sobre valores
Presidente do Mengão quebrou o silêncio e falou sobre valores
Síguenos enSíguenos en Google News

A Conmebol abriu um processo disciplinar contra o Fluminense devido a incidentes envolvendo torcedores do Boca Juniors, da Argentina, na semana da final da Libertadores. O clube argentino apresentou denúncia após coletar vídeos, fotos e reportagens sobre a violência sofrida pelos torcedores argentinos.

O Boca Juniors acusa o Fluminense de nove infrações do Código Disciplinar da Conmebol, alegando conduta violenta contra torcedores argentinos nos dias 30 de outubro e 2 de novembro em Copacabana, além do dia 4 de novembro no entorno do Maracanã. O clube carioca tem até às 18h do dia 21 para enviar sua defesa.

A denúncia apresentada pelo Boca Juniors inclui 22 itens, destacando vídeos de ameaças de torcedores do Fluminense, cenas de confusões em Copacabana e alegações de tratamento violento por parte das forças de segurança do Rio de Janeiro. O Fluminense emitiu comunicado pedindo que os torcedores evitassem envolvimento em brigas após o tumulto em 2 de novembro.

Apesar de uma reunião de emergência para reforçar a segurança no Rio de Janeiro na véspera da final, não houve relatos de conflitos em Copacabana ou outras regiões da cidade no dia 3 de novembro. No dia da final, as forças de segurança atuaram para impedir invasões de torcedores sem ingressos, sem relatos de tumultos entre as torcidas.

As possíveis punições, de acordo com o Código Disciplinar da Conmebol, incluem advertência, repreensão, multa, devolução de prêmios, retirada de título e/ou realização de serviços comunitários através do futebol. A Conmebol ainda não estabeleceu uma data para tomar uma decisão sobre as denúncias.

 

Fluminense não era o mandante do jogo

Vale ressaltar que, embora o Fluminense não fosse o mandante, a final da Libertadores é considerada neutra, organizada pela Conmebol. As alegações do Boca Juniors incluem violações dos princípios de conduta e da ordem e segurança nas partidas, conforme os artigos 11 e 12 do Código Disciplinar.


Mais notícias