Notícias do Flamengo

Se o Corinthians vale 3,1 bilhões, o valor de mercado do Flamengo assusta

Flamengo é o clube mais valioso do futebol brasileiro e seu valor cresce cada ve mais

Por Rodrigo Dasilva

Augusto Melo e Marcos Braz

Uma análise sobre o valor dos principais clubes brasileiros e os fatores que influenciam esses números foi divulgada pela consultoria Sports Value em conjunto com a Football Benchmark. O estudo exclusivo revelou que o valuation dos 30 times mais valiosos em 2023 permaneceu no mesmo nível de 2022, indicando que os valores alcançados após a pandemia foram reduzidos e não se repetiram. Pelo segundo ano consecutivo, Flamengo e Palmeiras lideram o ranking, seguidos por Corinthians e Atlético Mineiro.

Foi campeão de tudo no Flamengo, Landim decidiu, agora foi demitido

O cálculo do valuation considera diversos aspectos para determinar o valor de cada clube, incluindo ativos como capital em caixa, investimentos financeiros e valores a receber. O estudo também avaliou os patrimônios, como estádios, centros de treinamento e outras propriedades, além da valoração da marca, que engloba três variáveis distintas.

A receita conjunta dos 30 primeiros clubes cresceu 7% no mesmo período, atingindo R$ 9,4 bilhões. No entanto, a pesquisa ressalta que esse valor poderia chegar a R$ 17,8 bilhões, indicando um potencial subaproveitamento das marcas.

A última cartada, o plano do Flamengo para selar a compra de Léo Ortiz

Andrea Sartori, fundador do Football Benchmark, destacou que o mercado brasileiro está em transição com a entrada de novos investidores, o que pode impulsionar um crescimento significativo dos clubes a longo prazo e possibilitar uma competição com as potências europeias.

Valor de mercado do Flamengo

No total, os 30 principais clubes brasileiros em 2023 acumularam um valuation de R$ 33,2 bilhões, representando o valor total caso todos fossem negociados integralmente. O Flamengo é apontado como o clube mais valioso do país, com um aumento de 19% em relação a 2022, elevando seu valuation de R$ 3,8 bilhões para R$ 4,5 bilhões.

Em seguida, vem o Palmeiras, avaliado em R$ 3,6 bilhões. O clube, bicampeão brasileiro, registrou um crescimento de 5% em relação a 2022, impulsionado pelo aumento de seu patrimônio ao longo do último ano. Fechando o pódio está o Corinthians, com R$ 3,1 bilhões. O Timão recuperou a terceira posição após ter sido ultrapassado pelo Atlético Mineiro no ano anterior. A equipe, que detém o maior patrocínio master do Brasil com a Vai de Bet, teve um aumento de 3% em seu valuation.

Tópicos


Mais notícias